Emulsão O/A
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO
GERAÇÃO DE EMULSÃO ÓLEO EM ÁGUA
CAIO VINÍCIUS DA SILVA ALMEIDA
LUCAS REZENDE MENDONÇA
PAULO ROBERTO CASSIANO NEVES
YAN LEITE DE ALMEIDA LIMA
Aracaju
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 3
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
6. CONCLUSÕES 9
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1 INTRODUÇÃO
O óleo presente na água é gerado de várias industrias que produzem ou manejam o óleo O óleo pode estar presente na água de forma imiscível ou na forma miscível. Quando o óleo entra em contato com a água forma-se uma emulsão óleo em água (o/a), dependendo da sua miscibilidade, ou uma película de óleo flutua no topo da fase de água
As maiores fontes de águas oleosas são provenientes do refino do petróleo, das plantas petroquímicas, siderúrgicas e metalúrgicas e o derramamanto de óleo no mar durante o transporte ou acidente. Emulsões óleo em água são utilizadas para aumentar a recuperação de petróleo nos reservatórios em campos de petróleo, na lubrificação e refrigeração de peças de metal, no processamento de alimentos, entre outros (Fingas e Fildhouse, 2003).
O óleo presente na água gera prejuízos nos processos de respiração e fotossíntese, devido a formação de uma película insolúvel na superfície aquática, impedindo a penetração da luz e as trocas gasosas, causando assim, a morte de animais e plantas.
Este estudo visa contribuir para o entendimento dos processos de geração de emulsões de óleo em água. Na revisão feita no Capítulo 3 são abordadas as características das emulsões, bem como os fenômenos envolvidos na geração das emulsões. Neste trabalho emulsões do tipo óleo em água foram produzidas e o seu comportamento foi observado, esperando obter um maior entendimento sobre o assunto.
2 OBJETIVOS
Formar emulsões de óleo em água e observar os seus comportamentos.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA