Emulsão
Introdução A emulsão é uma mistura de dois líquidos que normalmente não podem ser combinados: A emulsificação é feita pela adição lenta de um ingrediente ao outro, enquanto são misturados rapidamente. Entretanto, os dois líquidos se separam rapidamente se um emulsificador não for acrescentado. Os emulsificadores são a conexão entre dois líquidos e servem para estabilizar a mistura. Os ovos e a gelatina estão entre os alimentos quem contem emulsificantes. Na maionese e o ovo, que contem lecitina, um emulsificante de gordura. As emulsões são coloides, misturas heterogêneas compostas de partículas minúsculas suspensas em outro material imiscível. Partículas pequenas como essas não assentom e irão passar por um filtro de papel. As partículas de um coloide podem ser sólidas, liquidas ou bolhas de gás.
As emulsões são coloides líquidos, gotículas liquidas minúsculas suspensas em outro liquido. Elas são geralmente espessas em textura e acetinadas na aparência.
Objetivo:
O objetivo da pratica foi a preparação de maionese, para avaliação da viscosidade da emulsão, cor, odor. Sabor.
Materiais Utilizados:
Pão duro (3)
Papel toalha
Liquidificador
Biquer 550 ML (3)
Ovo (2)
Vidro de relógio (1)
Colher (2)
Sal
Limão
Óleo
Procedimento: Colocar os ingredientes no liquidificador e ir adicionando o óleo aos poucos no liquidificador, até adquirir consistência firme, própria de maionese.
Estudo crítico da maionese:
Cor- Branco amarelado.
Odor- Característico suave.
Textura- Viscosa.
Sabor- Característico da maionese.
Resultado e discussão
Nossa amostra foi produzida de forma mecânica, alcançando o objetivo que era a emulsão. Desta forma foi obtida uma maionese firme de coloração branco-amarelada devido à gema do ovo, e odor suave. Nossa maionese foi feita com o ovo inteiro não alternando a consistência desejada.
Conclusão
A consistência apresentada pela