Empréstimos e Financiamentos
AP IV
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
2014
EMPRÉSTIMOS E FIANCIAMENTOS
TIPOS E POSSIBILIDADES DE AQUISIÇÃO
EMPRÉSTIMOS E FIANCIAMENTOS
TIPOS E POSSIBILIDADES DE AQUISIÇÃO. Uma empresa tem pelo menos duas formas de financiar a sua atividade: recorrendo a capitais próprios ou a capitais de terceiros. Normalmente, os capitais próprios são aqueles que não têm qualquer contrapartida fixa de remuneração.
Os capitais de terceiros, por outro lado, são aqueles que têm em contra partida uma remuneração mínima fixada (que pode ser uma taxa fixa ou variável) e que em regra possuem um esquema de reembolso previamente definido.
Se uma empresa sempre puder usar capital próprio em seus projetos isso tem muitas vantagens, contudo, nem sempre isso é possível, fazendo-se necessário o uso de capital de terceiros, que normalmente, trazem consequências nada agradáveis.
Isto se dá porque no Brasil, financiamentos de longo prazo são raros, sendo ofertado principalmente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contudo, ainda trata-se de algo inacessível diretamente a pequenas e médias empresas.
Tal dificuldade faz com que as empresas precisem recorrer a intermediários, resultando em juros muito altos em comparação com outros países em desenvolvimento.
Todavia, mesmo num cenário difícil como esse, ainda assim, existem diversas fontes alternativas de financiamento de curto prazo, ou seja, com exigibilidade até um ano.
Dentre elas, podemos destacar:
Crédito bancário
Neste tipo de empréstimo, a instituição bancária coloca à disposição do cliente um determinado valor em dinheiro, acrescido dos juros previamente combinados, e este se compromete a reembolsar a mesma na data fixada antecipadamente.
O crédito bancário pode ser direto, sendo ofertado ao cliente na forma de capital de giro, contas garantidas, cheques especiais, etc.
Já no crédito bancário indireto, o banco disponibiliza fundos através de