Planos de amortização de emprestimos e financiamentos
MARIANA SILVA
1 INTRODUÇÃO
Atualmente no mercado financeiro o empréstimo se tornou uma forma comum entre as pessoas e empresas, de aumentar seus negócios, comprar automóveis, adquirir bens imóveis ou satisfazer seus desejos pessoais. No mercado financeiro existem várias modalidades de empréstimos ofertados pelas Instituições Financeiras podendo ser de curtíssimo, curto, médio e longo prazo.
Entre os principais e mais utilizados sistemas de amortização de empréstimos temos: Sistema de Amortização Constante (SAC), Sistema de Amortização Francês (conhecido também como Sistema Price), Sistema de Amortização Americano e o Sistema Misto (SAM) conhecido como Sistema de Amortização Crescente (SACRE).
2 O ESTÁGIO – CORRESPONDENTE IMOBILIÁRIO CAIXA AQUI
2.1 Referencial Teórico
2.1.1 Planos de Amortização de Empréstimos e Financiamento
Segundo o Dicionário Aurélio, seria "extinguir a dívida aos poucos ou em prestações", ou, "abater dívidas, efetuando o pagamento correspondente".(FERREIRA, 2001, p.40)
A própria raiz do termo amortização, vem de a+morte+izar, ou seja, fazer "morrer" determinada obrigação, ou dívida. Sempre que pagamos determinada dívida, estamos, portanto, saldando-a, quitando-a, ou amortizando-a (matando-a).
Os sistemas de amortização são desenvolvidos basicamente para operações de empréstimos e financiamentos de longo prazo, envolvendo desembolsos periódicos do principal e encargos financeiros.
Na literatura especializada, há diversos métodos de quitação de dívidas, ou seja, de sistemas de amortização. Uns mais simples, outros um pouco mais complexos, mas nota-se que o objetivo de todos é o pagamento do principal, isto é, de um determinado valor contraído em empréstimo ou financiamento.
Amortização do empréstimo é o processo de extinção da dívida adquirida, estipulada pela instituição financeira - mutuante, pelo tomador de empréstimo, mutuário.
Apesar de haver diferentes sistemas