Emprestimos e Financiamentos para MPEs
Grupo: Clube da Lulu
Integrantes: Adriana Nazaré Andrea Santos Gisele Pereira Giselle Santos Rita de Cássia Valéria Nogueira
Tema: Mercado Financeiro e de Capitais
Subtema: Empréstimos e Financiamentos para Micro e Pequenas Empresas
Introdução
Escolhemos o tema Mercado Financeiro e de Capitais para continuarmos na mesma linha do semestre passado, em que trabalhamos o tema perfil dos investidores, pessoas físicas, em fundos de ações no ano de 2011.
O subtema Empréstimos e Financiamentos para Micro e Pequenas Empresas foi escolhido por ser um tema atual e amplo.
Ao longo do tempo, as micro e pequenas empresas necessitam de recursos financeiros para alavancar suas operações, que serão destinados ao investimento fixo, capital de giro ou a ambos. O Financiamento tem por objetivo fomentar o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), inclusive os microempreendedores individuais (MEIs), contribuindo para o fortalecimento e aumento da competitividade desses segmentos econômicos.
Um dos principais problemas das micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil é a obtenção de crédito para sua manutenção e investimentos de expansão. Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de 2006 apontou que 36% das MPEs tomaram empréstimos bancários durante um período de cinco anos.
Entre 2004 e 2005, 27% das MPEs que tentaram um empréstimo bancário não conseguiram. Segundo os bancos, os principais problemas para a concessão foram falta de garantias reais (22%), problemas como registro em órgãos de proteção ao crédito (20%), projetos inviáveis (20%) ou outras causas (35%), entre elas, análises de risco do próprio banco como ser uma empresa nova, ter baixo faturamento ou baixa pontuação na instituição.
Assim, restou para as MPEs outras saídas informais de crédito como o pagamento a prazo de fornecedores, que em 2005 foi utilizado por 43% delas; o