Empresário
Nomes:
Processos para a produção de moléculas ATP l RESPIRAÇÃO AERÓBICA: Caracteriza-se por necessitar de gás oxigênio. l RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA: Caracteriza-se por não necessitar do gás oxigênio. l FERMENTAÇÃO: Bactérias que degradam a molécula orgânica, nesse processo a quantidade de ATPs produzidos é inferior aos outros dois processos. l Se caso seja o produto final da fermentação, álcool etílico, a fermentação é alcoólica; se for ácido láctico, a fermentação é lática; sendo ácido acético, a fermentação é chamada de acética.
Classificação das bactérias de acordo com a necessida ou não do gás oxigênio l AERÓBIAS: Somente sobrevivem a presença do gás. l ANAERÓBIAS OBRIGATÓRIAS: Somente sobrevivem na ausência de gás oxigênio. l ANAERÓBIAS FACULTATIVAS: Realizam a respiração tanto na presença, tanto na ausência, realizam fermentação.
Propagação das bactérias l As bactérias propagam-se de forma assexuada por cissiparidade, divisão binária ou bipartição. Em que a bactéria dividi-se em duas células geneticamente iguais. l As bactérias não realizam reprodução assexuada, assim diferentes indivíduos são capazes de misturar os gêneses, processo chamado de recombinação genética. l Uma bactéria pode adquirir gêneses de outra bactéria através de três formas diferentes: transformação; transdução e conjugação.
Transformação l A bactéria absorve e incorpora material genético livre no ambiente. l 1º: Bactéria morta com DNA deteriorado. l 2º: Bactéria viva, absorve fragmento de DNA de da bactéria morta. l 3º Bactéria com DNA de outra bactéria em seu próprio DNA. (esquema página 31.)
Conjugação
l Duas bactérias trocam material genético através de uma ponte citoplasmática. l Forma-se uma ponte citoplasmática entre duas bactérias. Através dela, essas bactérias trocam de material. Bactérias soltam-se e incorporam o fragmento de DNA de outra bactéria.
(esquema página 31.)