Empresas Privatizadas
Sumário
Introdução:
Empresas Privatizadas:
Definições:
Empresa – Atividade econômica organizada, que visa à obtenção de lucros mediante oferecimento, ao mercado, de bens e serviços, gerados mediante a organização de fatores de produção, tais como força de trabalho, matéria-prima, capital e tecnologia.
Empresas Privatizadas – Privatização ou desestatização é o processo de venda de uma empresa ou instituição do setor público - que integra o patrimônio do Estado - para o setor privado (investidores e corporações privadas, nacionais ou multinacionais), geralmente por meio de leilões públicos e normalmente elas se processam quando estas empresas não estão mais proporcionando os lucros exigidos para se enfrentar um mercado competitivo ou quando elas atravessam crises financeiras sérias. No Brasil, o processo de desestatização consistiu principalmente em tornar o Estado um sócio minoritário, pois grande parte das empresas já eram de capital aberto e negociadas em bolsa de valores e o Estado Brasileiro, através do BNDES, continuou como sócio minoritário. Ou seja, venda de empresas públicas ou da parcela sob controle do estado brasileiro em uma empresa de economia mista para investidores e corporações privadas, nacionais ou multinacionais, que ocorreu em diversos governos desde o século XIX até hoje.
Privatizar‑ Tornar privado, transferir do estado para o particular, isto é, aquilo que pertencia a alguns agora é exclusivo, particular, privado.
Desenvolvimento:
Objetivos das privatizações:
Com uma concorrência acentuada e acelerada, a revolução tecnológica, a globalização somadas exigência de redução das necessidades fiscais e, além disso, na tentativa de tornar eficiente os serviços públicos, no ano de 1995, a partir do Governo FHC (Fernando Henrique Cardoso), foi implantado o PND (Programa Nacional de Desestatização), objetivando a diminuição da dívida pública, a competitividade entre indústrias brasileiras e reordenamento