empresario
A Revolução Industrial É o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social e econômica que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média, com particular incidência nos países onde a Reforma Protestante tinha conseguido destronar a influência da Igreja Católica: Inglaterra, Escócia, Países Baixos, Suécia. classificação das indústrias
Nem sempre é facil determinar a que tipo de indústria pertence um certo produto, já que o modo como um bem é utilizado é que vai permitir classifica-lo. Daí o facto das indústrias poderem ser classificadas segundo deversos critérios.
1- Classificação Tradicional
Esta classificação considera dois tipos de indústrias:
Indústria extractiva- é aque se dedica à exploração de recursos naturais de natureza muito variada.
Exemplo: A extração de rochas (calcário, marmore, granito.) e de minerios (ferro, cobre, chumbo.). É considerada indústria primaria.
Indústria Transformadora- É a que transforma a matéria-prima bruta em produtos elaborados ou semi-elaborados, destinados a outras indústrias, para uma nova transformação, dando origem a um produto final.
Exemplos: A indústria alimentar, De madeira, Metalúrgica. São indústrias muito diversificadas.
Regioes indústriais do mundo
As maiores concetrações indústrias existem no hemisfério norte, sobressaindo os EUA, a europa e o Japão. Essas áreas detém o monopólio das indútrias de bens de equipamento, uma vez que estes exigem infra-estruturas sofisticadas, tecnologia avançada e mão-de-obra qualificada, o que implica avultados investimentos, apenas disponiveis nossas parcelas do mundo. Nos paises em desenvolvimento de África, Ásia( oriental, sul e sudeste) e américa latina existe um nivel de indútrialização baixo, predomonam as indústrias de bens de