empresariedade
Conceito e Características:
É também conhecido como Empresabilidade. É a capacidade de a empresa desenvolver características para conquistar e reter profissionais com alta empregabilidade, com ações como salários competitivos, benefícios iguais ou acima do mercado de trabalho, além de propiciar um ambiente organizacional saudável em que seus profissionais são incentivados, política de recursos humanos clara, objetiva e voltada para o desenvolvimento do indivíduo, objetivos e metas que permitam o crescimento do indivíduo alinhado ao crescimento da empresa; lideranças proativas e voltadas para os resultados globais; feedback que aponte as soluções; reconhecimento; respeito às diferenças, compreensão de pessoas enquanto capital intelectual e valor atribuído ao conhecimento.
A área de Recursos Humanos também contribui para a empresariedade, já que tem de ser clara e objetiva, com foco no desenvolvimento do indivíduo alinhado com o crescimento da empresa.
Fator de produção no Brasil
No Brasil, o termo empreendedor era quase que desconhecido no Brasil. O surgimento de pequenas empresas era difícil devido à instabilidade econômica e política, porém os empreendedores existiam. Atuavam dentro de grandes empresas em áreas como finanças, marketing e em outras áreas empresariais.
Foi então, a partir da década de 1990, - durante a abertura da economia – que o empreendedorismo começou a ganhar força. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções, por exemplo. Para ajustar o passo com o resto do mundo, o país começou a mudar. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a crescer. O governo deu início a uma série de reformas, controlando a inflação e ajustando a economia, em poucos anos o