balanço patrimonial e dre
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
PMI VI
PROFESSORA SOLANGE MARIA
04 OUT. 2013
Gerald
TRABALHO, EMPREGO E EMPREGABILIDADE
BARDUCHI, Ana Lúcia Jankovic. Empregabilidade: Competências pessoais e profissionais. Ed. Pearson / Prentice Hall, 2009.
QUESTIONÁRIO
1. Qual a diferença entre emprego e trabalho?
Trabalho é uma capacidade individual do ser humano em transformar a natureza em benefício próprio e não depende de terceiros; Emprego é uma relação de interdependência entre dois ou mais indivíduos entre capacidades de trabalho. Os presentes neste cenário são o detentor de uma ideia a ser executada (empresário) e o conhecimento ou habilidade para executar a tarefa/atividade (operário).
2. As empresas da atualidade possuem um modelo de relacionamento. Possivelmente, ele será substituído por outro mais flexível. Qual é esse modelo e quais as diferenças entre ele e o atual?
Modelo Atual: Profissionais (trabalhadores) usam seus conhecimentos para prestar serviço dentro de uma única estrutura empresarial.
Modelo Futuro: Várias empresas especialistas em uma ou mais áreas de conhecimento prestam serviços para várias empresas. Estas áreas de negócios são substituídas por outras empresas ou por profissionais prestadores de serviços.
3. O que você entende por empregabilidade? E empresariedade? Quais os componentes da empregabilidade e da empresariedade?
Empregabilidade é a capacidade de o indivíduo em conseguir novas oportunidades de emprego, manter-se empregado e conseguir promoções para uma colocação no mercado de trabalho, formal ou informal.
Empresariedade é a capacidade que uma empresa tem de reter seus talentos.
Componentes da Empregabilidade:
1- Como esta o mercado de trabalho na área em que você atua?
2- Há necessidade de formação no seu ramo de atividade?
3- Você tem experiência de mercado?
4- Seu ramo de atividade está em evidência?
5- Como andam suas competências gerais e