empresa
1.1 Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (JUCERGS)
Site: www.jucergs.rs.gov.br
O registro legal de uma empresa é tirado na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Para as pessoas jurídicas, esse passo é equivalente à obtenção da Certidão de Nascimento de uma pessoa física. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente - o que não significa que ela possa começar a operar.
Na Junta Comercial é fornecido um número de registro chamado de NIRE, NIRE é a sigla de Número de Identificação do Registro de Empresas. É um número único que comprova que a empresa existe oficialmente. O NIRE é composto por onze dígitos, onde consta a UF (Unidade de Federação), o tipo de empresa e um dígito verificador (o 11º).
Para fazer o registro é preciso apresentar uma série de documentos e formulários que podem variar de um estado para o outro. Citamos os mais comuns:
1. Contrato social assinado pelos sócios, em 3 (três) vias. Caso não se enquadre na LC 123/06 (Lei Geral da Micro e Pequena Empresa), deverá constar o visto de um advogado no contrato.
2. Ficha de Cadastro Nacional - FCN, folhas 1 e 2 [1 (uma) via de cada].
3. Cópia autenticada do RG e CPF do(s) sócio(s)-administrador(es).
4. Cartão protocolo da Junta Comercial.
5. Requerimento (Capa de processo do órgão), disponível diretamente na Junta Comercial, 1 (uma) para o contrato e outra para o enquadramento, se for o caso.
6. Taxas de registro – GA: R$ 60,00 (código 0232) e DARF: R$ 21,00 (código 6621).
1.2 Receita Federal do Brasil
Site: www.receita.fazenda.gov.br
Com o NIRE em mãos, chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja, de obter o CNPJ. O registro do CNPJ é feito