DIREITO NA CHINA
A longa história da civilização chinesa, pelo menos até o século XIX pode ser caracterizada pela imutabilidade de alguns hábitos, como o cultivo de cereais, a escrita, a importância da família e o culto aos antepassados. Os chineses pensam que a melhor forma de viver não consistia em modernizar-se, mas em repetir as condutas do passado. Com relíquias culturais e monumentos históricos a China é um dos países de mais antiga civilização e sua história possui fontes escritas que datam de mais de quatro mil anos. A civilização chinesa surge na planície banhada pelo Rio Amarelo e se desenvolve de leste para oeste e, principalmente do norte para o sul.
Após período de luta entre os principiados, surgiram as principais dinastias chinesas, que unificam o país. A primeira delas foi a Sui, no século V. No século VII foi substituída pela dinastia Tang, que teve como ponto marcante a contribuição significativa para o desenvolvimento cultural do povo chinês. No século X chega ao poder a dinastia Sung, que elevou o crescimento econômico e cultural. Foi durante essa dinastia que a pólvora foi inventada.
No inicio do século XIII os mongóis invadem a China e dão inicio ao seu império, que é derrubado em 1368, quando a dinastia Ming assume o poder. É nessa dinastia que a Grande Muralha da China, que cruza o país de leste a oeste, levantada antes do século III a.C. com o propósito de defender os principiados contra as invasões de seus inimigos, foi reconstruída.
Em 19 de Outubro de 1949, após a vitoria do partido comunista dirigido por Mao-Tse-Sung, a China tornou-se uma republica popular, que perdura até hoje, fato que influenciou o direito, mas sem descaracterizar seu aspecto milenar embasado nas regras de conduta.
CARACTERÍSTICAS DO DIREITO
Na China tradicional o direito tinha apenas papel secundário na vida social. Em primeiro plano vinha a busca pelo consenso, pela conciliação. Mais importante que a condenação de alguém é efetuar a transação do direito,