Empresa weg
Questão: A WEG está claramente focada em negócios B2B, ou business-to-business, onde comercializa produtos e serviços voltados para o mercado empresarial / Industrial. Ou seja, os clientes da Weg são empresas, e não pessoas físicas. Produtos e serviços voltados para pessoas físicas são negócios B2C, ou business-t-consumer, como chocolates, absorventes, higiênicos femininos e consoles de videogames. Entretanto, o texto sobre investimentos na China cita “linha branca” e “lavadoras de roupa”.
Como seria possível afirmar que esses investimentos na China significam uma mudança de estratégia passando a atingir também negócios B2C?
Após ler o material disponível e segundo entrevista do diretor superintendente Sielfried Kreutzfeld dada à revista Carta Brasil – China - 2° Edição em Agosto/2011 – foi possível perceber o perfil dos consumidores chineses. A indústria chinesa esta acostumada a produzir produtos em massa com preço e custo baixo e pouca qualidade. Em contra partida a mentalidade da Weg é visar qualidade, funcionalidade e inovação. Através de jornais e revista podemos afirmar que no perfil dos consumidores chineses mudou, assim como também sabemos que os consumidores da Europa e América que consomem produtos sofisticados esta cada vez mais exigente. Hoje eles buscam qualidade, tecnologia, inovação, diferencial e segurança e é exatamente o que a Weg oferece em seus produtos. E a partir deste cenário podemos afirmar que a empresa case esta mudando sua estratégia, visando não somente o B2B, mas também o B2C; pois a partir do momento em que ela visa produzir produtos com qualidade e diferencial e buscando suprir as necessidades de seus clientes que visam conquistar e satisfazer as necessidades desse novo perfil do consumidor, ela também acaba conquistando o cliente final do seu cliente primário. A estratégia é fazer produtos com qualidade para as indústrias que fabricam máquinas de lavar / Linha branca