rican Turtle
Submarino é qualquer embarcação capaz de realizar operações sob a superfície da água. Utilizados sobretudo com fins militares, os submarinos são também empregados em missões civis, como pesquisas do fundo dos oceanos.
No Renascimento, Leonardo da Vinci desenhou vários modelos de submarinos que nunca foram construídos e, em 1610, o holandês Cornelis van Drebel lançou no rio Tâmisa, em Londres, o primeiro veículo capaz de operar sob a água. De propulsão manual, em geral com a utilização de remos, os submarinos se caracterizaram, até meados do século XIX, por seu tamanho reduzido, bem como pela limitada autonomia.
Em 1859 o Ictineo, construído pelo espanhol Narciso Monturiol, foi o primeiro submarino impulsionado por um sistema aperfeiçoado de máquinas a vapor. Esses veículos ganharam então maior autonomia e passaram a ser utilizados na captura de coral. Nas décadas seguintes, multiplicaram-se os inventos desse tipo. A partir da invenção dos torpedos, o submarino atingiu notável desempenho bélico.
O aperfeiçoamento registrado no início do século XX encontrou sua primeira chance de demonstração durante a primeira guerra mundial, período em que os submarinos alemães dominaram a navegação no oceano Atlântico. Esse fenômeno se repetiu na segunda guerra mundial, de 1939 a 1945, embora a hegemonia das naves alemãs tenha sido compensada pelo domínio da armada submarina americana no oceano Pacífico.
O projeto Nautilus, primeiro submarino americano a propulsão nuclear, tornou-se realidade em 1955, quando percorreu um trajeto sob a calota polar do Ártico. Diversos modelos do mesmo tipo realizaram a circunavegação completa do planeta em imersão