empresa pira
O Sr. João Barroso, proprietário da indústria Pira, fabricante da cachaça e do conhaque Pira, depois de anos à frente da Empresa resolveu se aposentar. Em assembleia com parte dos funcionários ele fez o comunicado de sua decisão. Ao ouvir tal comunicado os funcionários ficaram um pouco receosos quanto ao futuro da empresa, pois após a aposentadoria do Sr. João quem ficariam responsáveis pela direção da empresa seriam os seus dois filhos Iran e Paulo.
Os dois não são más pessoas, mas não têm qualificação adequada para assumir tamanha responsabilidade. O Sr. João sempre foi um excelente patrão, sempre soube conduzir os seus colaboradores com inteligência e habilidade. Desde que assumiu o pequeno alambique na década dos anos 60 até os dias atuais, a empresa nunca teve problemas com funcionários e menos ainda com a justiça do trabalho, devido a sua capacidade de liderança. Ele é uma mistura de líder democrático e liberal, mas sem perder a sua autoridade, o que é muito importante em um líder.
Sempre procurou se reunir com seus colaboradores para discutir as melhores decisões a serem tomadas na empresa, tanto com o pessoal da produção quanto com os gerentes, pois cada setor sabe muito bem qual a sua deficiência e o que precisa ser feito para ser melhorado. Quanto aos seus filhos Paulo e Iran além de não terem qualificação para assumir seu lugar, são totalmente dependentes do pai, não tomam nenhuma decisão sem que o pai seja consultado.
Embora seja um pouco compreensível pelo fato do Sr. João ser o diretor geral da empresa, mas isso não tira deles a responsabilidade de terem atitudes e procurarem resolver os problemas que dispensam interferência da diretoria geral. Outro fator que pode ser observado é a concentração das decisões importantes todas nas mãos do gerente geral, é ele quem comanda as gerências responsáveis pelo setor de produção, RH, contabilidade e compras. Estas gerências não tem autonomia para tomar decisões, tudo é decidido pela