Empresa pfizer
História e Surgimento
Brooklyn, Nova York, 1849. Começa a história da Pfizer, uma empresa dedicada a trabalhar pela vida. Charles Pfizer e Charles Erhart foram dois dos muitos alemães que imigraram para os Estados Unidos no século 19. O primeiro tinha conhecimentos de química e composição de drogas e o outro era confeiteiro. Da combinação dessas duas habilidades, deram início a um empreendimento voltado à produção de fármacos. A santonina, composto extraído de flores secas de artemísia-marítima que combatia a ação de vermes, foi o primeiro medicamento criado pelos dois imigrantes. Aos poucos, a pequena sociedade foi firmando sua reputação graças à produção de insumos químicos para o preparo de remédios.
No início do século 20, o pioneirismo da Pfizer já era evidente. Em 1928, Alexander Fleming descobriu a revolucionária penicilina, mas o cientista encontrou dificuldade de produzir o antibiótico em grandes quantidades. Passados 13 anos, a Pfizer, imbuída de seu caráter inovador, tornou a descoberta acessível. Ao vislumbrar essa grande oportunidade, a companhia colocou em prática toda a sua experiência em química de fermentação e, em pouco tempo, era a maior fabricante de penicilina do mundo.
Em dezembro de 1952, impulsionada pelo reconhecimento da qualidade de seus produtos, a Pfizer chega ao Brasil. Poucos anos depois, em 1956, a companhia expande suas atividades para o setor agropecuário, contribuindo para o aumento da produtividade do rebanho brasileiro. No ano seguinte foi iniciada a construção do complexo industrial no município paulista de Guarulhos.
Histórico completo
A história
Brooklyn, comunidade de Williamsburg, Nova York, 1849. Enquanto os Estados Unidos se preparavam para conquistar o oeste americano, os primos e imigrantes alemães Charles Pfizer, que conheceu a química como aprendiz de farmacêutico na Alemanha, e Charles Erhart, que aprendeu a profissão de confeiteiro com o tio Carl Frederick Pfizer, davam início à maior