Empresa Industria E Mercados
2.1 – Introdução
Este capitulo visa analisar a evolução dos conceitos de empresa, industria e mercado no âmbito da Economia
Industrial. O objetivo básico consiste na avaliação dos desdobramentos teóricos da introdução de categorias analíticas ausentes, ou insatisfatoriamente abordadas, pela visão tradicional neoclássica, em particular no que se refere a natureza da empresa e seus objetivos e conseqüências para a delimitação dos conceitos de mercado e industria.
A crescente importância das grandes corporações, em geral acumulando varias atividades produtivas, contrasta claramente com a empresa idealizada pela escola tradicional neoclássica, gerando novas preocupações não só com a própria idéia de empresa como também com seus espaços de concorrência, sobretudo na definição de mercado e industria.
2.2 - Natureza e Objetivos da Empresa
A questão da natureza e dos objetivos das empresas encontra na evolução da Economia Industrial uma diversidade de respostas.
O retrato de empresa contido nas teorias econômicas depende da visão de funcionamento do sistema econômico mais geral desenvolvido pelas teorias.
Com esta observação em mente, podemos partir para a discussão da natureza e dos objetivos da empresa, sem pensar que estaremos buscando o que é realmente uma empresa, sem pensar que estaremos buscando o que é realmente uma empresa e quais são realmente seus objetivos, mas sim como as teorias econômicas as retratam, sabendo que a diversidade deste retrato faz parte do mundo da ciência.
Podemos ainda levar em conta um aspecto adicional: a evolução histórica das unidades que organizam a produção também tem influencia sobre a formulação teórica da empresa.
2.2.1 - Antes da escola neoclássica: Acumulação de capital e elementos de uma teoria da produção
A escola clássica não chega a explicitar um agente de nome empresa. Nela estão presentes como agentes as classes sociais – trabalhadores, proprietários de terras e capitalistas. Para nosso uso, isto