Desenvolvimento de produto interface entre a empresa e o mercado Industria Automobil stica
Compressão:
Flexão:
Torção :
Flambagem:
Cisalhamento:
Desenvolvimento de produto: interface entre a empresa e o mercado - Industria Automobilística
Introdução
A gestão das relações entre cliente-fornecedor tem sido um tema de crescente importância estratégica para as empresas industriais na busca por maior desempenho e competitividade.
A decisão de fabricar na própria empresa ou comprar de outras o produto, o componente ou o serviço necessários vem sendo tomada pelas empresas há muitos anos. Diante da necessidade de preservar a capacidade competitiva da empresa no momento de decidir entre fazer ou comprar, novos planos estratégicos devem ser configurados para cada tipo de decisão. Prahalad e Hamel (1990) formalizaram uma teoria na qual a decisão de fazer ou comprar é tomada a partir de uma perspectiva estratégica, na qual se recomenda que as organizações se concentrem nas atividades específicas que reforçam suas competências essenciais e subcontratar o restante. Ao decidir comprar, a empresa deve escolher se comprará de um único ou de vários fornecedores, assim como o tipo de relação que deseja estabelecer com eles.
Novas práticas de relacionamento e de operação entre clientes e fornecedores têm sido utilizadas, por empresas em busca de melhorias em suas cadeias de suprimentos, principalmente devido às mudanças no ambiente competitivo global. Mais especificamente, a indústria automobilística vem passando por importantes transformações em sua maneira de se relacionar com as empresas que fazem parte da cadeia para a obtenção de insumos, componentes, conjuntos, módulos e sistemas necessários para fabricação do veículo. Nos últimos anos, tem havido um estímulo para que as organizações deixem as relações cliente-fornecedor tradicionais e criem parcerias estratégicas de colaboração e de longo prazo, ou seja, elas são estimuladas a abandonar a forma tradicional de