Empresa ficticia abordando falta de etica
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos respectivos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos na mesma organização, incentivarem a produtividade, bem como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas. Caracterizam-se pela sua complexidade e o seu empenho em superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas.
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano.
A explicação- referem-se à identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. Aprevisão- está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica.
O controle- apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
Conceito Organização: Amaru Maximiano (p.38) observa que uma organização formal é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis por uma pessoa. As organizações são grupos de pessoas que combinam seus próprios esforços e outros tipos de recursos para alcançar objetivos comuns. Há algumas características importantes que distinguem uma organização de outros grupos