Empresa família brasileira
1) O que constatou Hofstede com o seu estudo, sobre a cultura do Brasil?
No Brasil constatou traços de uma sociedade coletivista e caracterizada por uma distancia de poder muito grande, e que busca ainda evitar incerteza, as empresas são marcadas por decisões que tendem a ser caracterizadas por uma interação social intensa, bem como por um envolvimento ativo dos dirigentes superiores, geralmente autocráticos, as relações sindicais ocorrem em nível bastante baixo.
2) Quais as características das duas correntes que estudam a cultura brasileira?
(A) as questões da estrutura econômica, política e racial, priorizando aspectos relacionados ao macro processos.
b) que trata de explicar o Brasil por meio da compreensão de elementos que influenciam sua formação histórica e cultural.
3) Pesquisas de Freitas, Lodi, Prates e Coda demonstram que os valores culturais do Brasil estão refletidos na cultura de suas organizações. Faça a correspondência entre os autores e os aspectos presentes na cultura das organizações brasileiras: (III) hierarquia, personalismo, malandragem, sensualismo, aventureiro.
(II) bondade, hospitalidade, personalismo, falta de coesão social, religiosidade, individualismo.
(I) subsistemas institucional, pessoal, de lideres e de liderados.
I – Barros e Prates
II – Lodi
III – Freitas
4) Quais as características da família tradicional e moderna, segunda Neder?
Os papéis dos pais e dos filhos sofreram modificações, as mulheres se ingressaram no mercado de trabalho e muitas delas são responsáveis pela provisão e pelo sustento familiar, Com o desemprego, muitos pais ficam com as tarefas domésticas e muitos filhos ingressam no mercado de trabalho para auxiliar na manutenção econômica do grupo familiar, como consequência a divisão de tarefas e do poder de decidir também foi dividida.
5) Quais elementos levam autores como Rodrigues e Bernhoeft a afirmar que empresa familiar e família geram relações contraditórias?
Para eles a família tem