Casa bahia
Palavras-chave: Casas Bahia; Samuel Klein; Empresa Familiar.
Introdução:
Empresas familiares são empreendimentos geridos por uma ou mais famílias e esteja ligada a esta família durante pelo menos duas gerações.
Até a década de 50, a empresa familiar brasileira teve presença quase absoluta em praticamente todos os segmentos da economia nacional. Atuando nas áreas agrícolas, sistemas financeiros, passando pela indústria têxtil, de alimentação, de serviços e de meios de comunicação. A partir daí, iniciado o grande projeto de desenvolvimento e modernização nacional ela passaria a partilhar cada vez mais espaços com as empresas multinacionais e com as estatais.
Para que uma empresa seja considerada de origem familiar, ela terá que ter em sua história as seguintes situações: * Empresa é propriedade de uma família, detentora da totalidade ou da maioria das ações ou cotas, deforma a ter o seu controle econômico. * A família tem a gestão da empresa, cabendo à definição dos objetivos, das diretrizes e das grandes políticas. * A família é responsável pela administração de um ou mais membros no nível mais alto.
As Empresas Familiares podem ter vantagens, como a continuidade das diretrizes administrativas e as relações comunitárias e comerciais decorrentes de nome respeitado.
Várias características de empresas familiares são