Empresa de terceiro setor
2777 palavras
12 páginas
Empresas de terceiro setor são empresas de iniciativa privada de utilidade pública e não possui fins lucrativos, ou seja, são empresas privadas que geram bens e serviços de caráter público. A diferença entre o primeiro, segundo e terceiro setor é de que o primeiro setor (público, estado) visa dinheiro público para fins públicos, o segundo setor (empresas privadas) visa dinheiro privado para fins privados e o terceiro setor (empresas sem fins lucrativos) visa dinheiro privado para fins públicos, porém nada impede que o poder público destine dinheiro para o terceiro setor. Existem diversos “personagens” do terceiro setor, os principais são as Fundações, Entidades Beneficentes, Fundos Comunitários, Entidades Sem Fins Lucrativos, ONGs (Organizações Não Governamentais), Empresas com Responsabilidade Social, Empresas Doadoras, Elite Filantrópica, Empresas Juniores Sociais, entre outras. Esse trabalho foi baseado em uma empresa de fundos comunitários na cidade de Campinas chamada Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas).
Fundo comunitário é onde ao em vez de cada empresa doar para uma entidade, todas as empresas realizam suas doações para um fundo comunitário e esse fundo estabelece as prioridades e administram a distribuição da verba arrecadada.
A Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) é uma entidade de assistência social que está completando 49 anos e atua na área da assistência social e assessora tecnicamente, politicamente, administrativamente e financeiramente entidades sem fins lucrativos do município de Campinas que atuam nas áreas da assistência social, educação e saúde. Desde o início a FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) contou com o apoio de empresas privadas, sendo então pioneira no estímulo ao que se convencionou chamar de responsabilidade social empresarial, fundada em 14 de abril de 1964. Diversas lideranças de Campinas influenciaram na origem da entidade, mas algumas pessoas