História da briga militar
1) BÉLICA: Desde sua criação até o fim da Revolução Constitucionalista, em 1932; 2) TRANSIÇÃO: De 1932 até 1950; 3) POLICIAL-MILITAR: De 1950 até os dias atuais.
O TEATRO DE OPERAÇÕES DA BRIGADA MILITAR
É o Estado do Rio Grande do Sul, divisa com uruguai e Argentina, ao meridião e ao poente, seu limite setentrional é Santa Catarina e o aceano atlântico é o limite pelo nascente. 1737 – Fundação Oficial do RS, por José da Silva Pais. 1865 – Guerra do Paraguai. 1824 – Colonização alemã. 1875 – Colonização italiana.
ORIGEM DAS POLICIAIS MILITARES
Regimento D’El Rey
Tomé de Souza – 1549 – aportou no Brasil como Governador e Capitão-General. 1) justiça: Ouvidor-Mor; 2) Fazenda: Procurador; 3) Vigilância e Guarda do Litoral: Capitão-Mor da Costa. Com ele veio o Regimento D’El rey, embrião da Força Armada Brasileira.
Administração da Colônia
Até a chegada de D. João VI ao Brasil, em 1808, a organização da colônia era nitidamente militar.
Situação político-administrativa era regulada pelas ordenanças, cartas-régias, alvarás e conselho da ìndia, criado em 1604 e transformado em conselho ultramarino em 1642.
Ordenanças, terços e milícias
Quando da descoberta do Brasil, suas forças armadas eram constituídas de tropas de linha e ordenanças, e a partir de 1570, das milícias.
A primeira linha compreendia as forças permanentes – tropas de linha – infantaria, cavalaria e artilharia.
A segunda linha – antigos auxiliares – infantaria e cavalaria.
A terceira linha – ordenanças – infantaria, cavalaria, Cias de chacareiros e forasteiros.
As ordenanças foram criadas em 16 Dez 1579.
O primeiro terço criado no Brasil foi em 22 Jun 1625, na Bahia.
Com o passar dos tempos os terços passaram a se denominar Regimentos e os terços auxiliares de companhias de ordenanças e milícias, a partir de 1831, tiveram sua correspondência na