Emprego
De acordo com um estudo realizado, com aproximadamente 170 mil profissionais em 30 países, quando estão entre duas oportunidades de emprego, a satisfação pessoal e o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional podem ser determinantes para se chegar a uma decisão. Outro aspecto relevante é a perspectiva de crescimento profissional e pessoal. Desse modo, esses factores mostram mais relev|ancia do que a remuneracao e os beneficios.
Até alguns anos atrás era relativamente mais fácil, pois o leque de possibilidades era bem menor; em contrapartida, estas poucas profissões poderiam não ser aquelas que fariam a felicidade de muitas pessoas. O mercado de trabalho atualmente é bastante diversificado no oferecimento de novas atividades, profissões e oportunidades. Isto tem duas leituras possíveis: quanto maior a amplitude, mais chance de se descobrir a “verdadeira vocação”.
Porém, paradoxalmente isto torna mais difícil escolher aquilo que tem a ver com sua personalidade, pois são tantas possibilidades que nem sempre aquela que tem mais a ver é a melhor remunerada ou que trará o status desejado.
Portanto, a escolha profissional não passa apenas por procurar aquilo que gosta, mas de um conjunto de fatores que um bom aconselhamento profissional e de carreira pode orientar na decisão.
FACTORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DE EMPREGO
Visão de futuro
O primeiro passo é analisar o cenário econômico e as tendências de mercado, saber diferenciar as armadilhas das oportunidades. Há profissões que se sobressaem nos momentos de crise e há outras que se mantém estáveis em qualquer tempo com pequenas alterações, como a Engenharia. O mercado também apresenta novas perspectivas para antigas profissões em função da biotecnologia, do forte senso ambientalista, da globalização da economia e dos pactos