Uta fundamentos da educaçao
RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
CURITIBA
2011
INTRODUÇÃO
O tema desse trabalho é apresentar os conceitos sobre comunidade e sociedade e suas diferenças, abordar a relação entre escola e comunidade, caracterizar a identidade de uma comunidade, também mostrar o papel da família na relação com a escola e quais benefícios podemos obter quando a comunidade se interessa pela escola e atua com suas opiniões e interesses para resolverem seus problemas e melhorar a qualidade da educação para seus filhos e assim para o futuro da sociedade. Os objetivos principais são de nos fazer entender o conceito de comunidade, a diferença entre comunidade e sociedade, a relação entre comunidade e escola, quem pertence à comunidade escolar e de que forma podemos contribuir para gestão democrática dentro da comunidade escolar em que fazemos parte.
Pois nos inteirando dessas definições é que podemos nos sentir integrantes em nossa comunidade e pertencentes a um grupo de pessoas responsáveis e interessadas nas mudanças em nossa sociedade. Onde nossa prática poderá ser mais bem fundamentada em relação à comunidade escolar nos possibilitando uma atuação eficaz e de qualidade para com nossos futuros alunos e suas famílias.
A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho foram entrevistas com profissionais que já atuam na área da educação, em especial professores da educação infantil, em uma escola privada, leitura do livro “Relação escola e comunidade” de Alessandro Melo (2011) e pesquisas em sites da internet.
Escola: responsabilidade de todos.
Comunidade são um grupo de pessoas que partilham elementos em comum, como o idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores, na comunidade as pessoas estão sempre se relacionando, mantendo contatos todos os dias informalmente, seus integrantes possuem objetivos comuns, buscam melhorias para seus integrantes. Diferente da comunidade a sociedade