Emprego e empregabilidade
Este trabalho tem como objetivo relatar as vantagens / desvantagens que as organizações tem no processo de terceirização, indicando os setores já implantados na empresa pesquisada, e os possíveis setores com potencial para aplicação da terceirização.
Comentário
Abaixo mencionamos a empresa pesquisada, demonstrando quais setores já se praticam o processo de terceirização:
Na empresa abordada, verificou-se ganhos significativos referente aos custos de pessoal nos setores de manutenção, limpeza, serviço de distribuição e serviço de alimentação. Para o processo de terceirização da ferramentaria os ganhos foram parciais, pois existe a preocupação da organização em transmitir tecnologia no processo de confecção dos moldes de fabricação. Independente do ganho parcial, a empresa consegue focar em seu negócio principal, que é produzir peças para componente de motores.
Para estas atividades terceirizadas, a organização não tem a preocupação de reinvestir em equipamentos, pois este investimento está em poder de terceiros. Atualmente, a administração dos custos internos é monitorada através do preço de compra do serviço, sendo de fácil visualização para tomada de decisão.
Identificou-se também, que existem alguns serviços com potencial de terceirização, conforme segue:
Outsourcing de Impressão
Serviço Ambulatorial
Terceirização na Frota de Veículos
Marketing
Qualidade
Entendo que ao se promover a terceirização para estes serviços, a empresa economizaria muito transformando seus custos fixos em variáveis, além de desviar recursos do investimento para seu parque fabril.
Considerações
Face, a busca constante de aumento de produtividade, reduções de custo e melhoria contínua, as empresas não tem alternativa que não seja o processo de terceirização para atividades que não sejam fim, ou seja, as organizações tem que se preocupar com a atividade principal da empresa, deixando para os parceiros terceiros as