Matematica
Logo após a introdução, o escritor passa a caracterizar o Determinismo Biológico. Inicialmente usa o argumento de que um indivíduo que nasceu em determinada sociedade e foi transportado para uma outra, crescerá como tal e não se diferenciará mentalmente dos outros que estiverem em seu novo convívio. Ele resume o comportamento dos indivíduos dizendo que a formação do seu eu depende de um aprendizado, de um processo que ele chama deendoculturação.
Ele aborda também sobre o Determinismo Geográfico. Através de três exemplos claros, ele mostra que não é possível usar o determinismo geográfico para definir os modos e costumes de determinada região. Não é o meio que influencia o comportamento do homem e sim o homem modifica o meio para que possa se adequar a seu modo de vida. No fim, ele acaba por repetir o que já havia sido dito no inicio, que a cultura não é afetada nem por condições biológicas nem geográficas e deixa no ar o questionamento do que seria cultura.
No início da sua descrição do conceito de cultura, Laraia acaba por utilizar o conceito que foi criado por Tylor, ao qual surgiu da unificação de duas palavras, uma em alemão Kultur e outra em francês Civilization. Seu conceito de cultura era: “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”. Este que tende a ser o conceito mais usado até hoje. O pensador John Locke,