introdução de emprego desemprego e empregabilidade
Data:18.03.14
1ª ideia Os dois estágios do crescimento sustentável
Autor: Dani Rodrik
Fonte: Revista exame 5 de dezenbro de 2012
Com base nos dados dos anos 80, o autor faz um comparativo do desenvolvimento do Brasil, países Asiáticos e os EUA, colocando em evidência o elevado percentual de crescimento do Brasil até os anos 80, e posteriormente a queda até 1994, quando começou a passos lentos recuperar-se.
O crescimento a longo prazo, é dividido pelo autor em duas etapas, onde os agricultores saem do campo para trabalhar na indústria, e quando essa mesma parte da sociedade começa a adquirir bens. O Brasil até os anos 70, baseou-se na primeira etapa, onde cresceu rapidamente, mas as condições estruturais do país ainda pecavam, o que fez ele estacionar.
Nas próximas gerações é impossível prever que países cresçam de forma ezorbitante como já aconteceu no passado, com excessão dos países asiáticos que já colocaram 30% de sua força de trabalho na indústria. O crescimento das indústrias sem a mão de obra dos trabalhadores é menos favorável à distribuição de renda, na medida em que o crescimento gera menos emprego.
O crescimento, independentemente de como anda o comércio mundial, depende de cada país, o segredo de crescer economicamente não mudou, todos os esquemas de responsabilidade do governo funcionam se colocados em prática.
Vendo essa evolução na economia estrangeira, a única resposta que me vem em mente sobre o porque do Brasil não disputar lado a lado com os países citados é por ter investido em políticas corretas de incentivos a industrialização, mas por ter saído de uma posição de desigualdade muito maior, não pode investir na estrutura da sua indústria e do seu comércio exterior.
Pela minha analiza os dois fatores do crecimemto sustentavel estrutral e fundamental, deven creser juntos, pois para que ocorra um crescimento solido e sustentavel, anbos devem estar fortalecidos, pois caso contrario nao vão conseguir se