Trabalho, Emprego e Empregabilidade
Trabalho 2 – Trabalho, Emprego e Empregabilidade
Em relação à entrevista do prof. Antonio Leite Brandão, chegamos à conclusão de que, algumas profissões do futuro, vão ser criadas a partir de nossas necessidades do momento. Mas nem todas as profissões que o professor destacou, vão se tornar realidade, são apenas especulações, como é o caso do etnostronauta.
A profissão de especialista de ensino a distância, já se enquadra mais com o perfil de ensino no Brasil. Muitas faculdades estão aderindo esta nova onda de ensino, por ser mais práticos, poupando o tempo dos estudantes e professores.
As mudanças no mundo do trabalho e a conseqüente falta de oportunidade profissional em áreas tradicionais estão levando as faculdades a repensar em certos cursos. O campus Ribeirão Preto introduziu na programação, o curso de Informática Biomédica, encontrado somente nos Estados Unidos e na Holanda.
Segundo o site Visual, as profissões do futuro, são incertas, uma vez que o mercado de trabalho, passa por um paradoxo. Como criar novas profissões, se o mercado de trabalho esta passando por uma crise, gerada por falta de trabalhadores específicos?
É ai que entra o papel das faculdades, que tem como objetivo, preparar os profissionais, para este novo mercado. Mas segundo o site, os novos cursos vão ter duração de no mínimo três anos, para poder conciliar a carreira profissional, com os estudos.
Algumas novas profissões do futuro são: Administradores de Comunidades Virtuais, Engenheiros de Rede, Gestor de Segurança na Internet, Coordenadores de Projetos, Consultor de Carreiras, Coordenadores de Atividades de Lazer e Entretenimento, Designer e Planejador de Games, Gestor de Patrocínios, Gestor de Empresas de Terceiros Setor, Especialista na Prevenção de Meio Ambiente, Engenharia Genética, Gerente de Terceirização, Gestor de Relações com o Cliente, Especialista de Ensino a Distância (EAD), Tecnólogo em Criogenia.
Fonte: