empregabilidade
O conceito de empregabilidade é imprescindível para compreender nossas potencialidades versus as oportunidades do mercado de trabalho. Como nossas competências e as oportunidades de mercado acha-se em constante mudança, estar atualizado com as exigências do próprio tempo é precondição do sucesso de tudo e qualquer profissional.
Empregabilidade é a capacidade que cada um de nos tem de gerar trabalho e renda. Características de empregabilidade são descritas em três setores: o primeiro é o dos profissionais que se encontram no mercado formal de trabalho, o segundo e o daqueles que possuem ou desejam possuir um negocio , seja ele comercio, seja indústria, e o terceiro e o daqueles que estão ou estarão envolvidos na atividade de consultor. Por Ulimo, há uma pesquisa realizada pela Right Saad-FEllipelli em conjunto com a revista Você S.A. sobre as razões pelas quais os profissionais são desligados das organizações. A pesquisa foi selecionada por ter ligação com as competências principais para ter empregabilidade em qualquer uma das três atividades mencionadas e, mais interessante que isso, porque poucos profissionais tem a percepção de quanto essas competências básicas estão ligadas ao sucesso da maioria das carreiras.
Para Nassin Mehedeff, ex-secretário de formação e desenvolvimento profissional do Ministério do Trabalho, durante a gestão Fernando Henrique Cardoso, período no qual foi desencadeada, talvez, a maior ação pública brasileira de qualificação profissional, o conceito de ‘empregabilidade’ foi lançado por especialistas em outplacement (Mehdeff, 1996). Esta palavra de origem inglesa representa um serviço prestado por especialistas em recursos humanos às empresas, objetivando melhor encaminhar o processo de dispensas de profissionais de nível superior, ou seja, aqueles que ocupavam cargos executivos. Contudo, também passou a contribuir no assessoramento desses profissionais demitidos de forma a facilitar a sua recolocação em outros