Empregabilidade
É a capacidade de um profissional estar empregado, e de ter sua carreira protegida dos riscos existentes no mercado de trabalho.
O mercado exige profissionais preparados capazes de compreender as mutações e exigências próprias do setor. A empregabilidade baseia-se na capacidade de qualificação de um profissional as necessidades e dinâmica do novo mercado de trabalho. Agregar valores e contribuir para a empresa, ser responsável, leal, iniciativa pessoal e senso empreendedor, essas qualidades é a base para manter-se colocado no mercado de trabalho. Também é necessário avaliar suas atividades, ampliar capacidade de comunicação, reciclar-se constantemente e desenvolver networking.
As empresas esta a procura de profissional que entendam a dinâmica do mercado, que procurem as respostas adequadas para tal realidade de forma estratégica e possível de ser posta em prática. Para isso é preciso que cada profissional faça investimento constante na educação profissional, repense a carreira, como fundamental para obter sucesso no cenário corporativo atual e futuro.
O mercado de trabalho atual exige profissionais flexíveis, polivalentes, não apenas conhecimentos e habilidades especializados em áreas restritas. Podem ser citado algumas variáveis que indicam o que é esperado do profissional, como uma formação mais generalista, apresentar múltiplas habilidades, um bom relacionamento social, ótima expressão verbal, energia pessoa positiva, ter vontade de aprender, autoconfiança, boa reputação, formação continuada, com conhecimentos atualizados, criatividade, saúde, domínio de idiomas, capacidade de resolução de problemas, ousadia e sensatez. As mudanças do mercado impõem que o perfil do trabalhador seja composto por habilidades, conhecimentos e capacidades que devem ir além do necessário para atuar em sua área profissional. Questões como autoconhecimento; autopromoção; ter uma boa rede de relacionamentos; habilidades em tomar decisões e negociação; saber criar e