Empreendimento
JAPHET FRANCISCO DE MOURA ALBUQUERQUE
MARCELLO LAGES PASSOS
DESENVOLVIMENTO DO EMPREENDEDOR NA ENGENAHRIA CIVIL
TERESINA-PI
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ –UFPI
CENTRO DE TECNOLOGIA-CT
DEPARTAMENTO DE CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ANTÔNIO LUIS ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR
JAPHET FRANCISCO DE MOURA ALBUQUERQUE
MARCELLO LAGES PASSOS
DESENVOLVIMENTO DO EMPREENDEDOR NA ENGENAHRIA CIVIL
Trabalho de Bacharelado de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Piauí –UFPI como requisito para conclusão da disciplina: Administração aplicada a Engenharia Civil.
Orientador: Geordy Souza Pereira
TERESINA-PI
2012
RESUMO
A palavra “empreendedorismo” está diretamente relacionada a inovação, à criatividade, ao desenvolvimento de coisas novas, à geração de riquezas e ao desenvolvimento econômico. Desta forma, é possível estabelecer uma relação entre empreendedorismo e o engenheiro civil.
No entanto, muitos engenheiros civis recém-formados não se sentem preparados para construir uma empresa dia-a-dia, pois além da capacitação técnica do engenheiro civil, é necessário desenvolver habilidades empreendedoras para que se consiga administrar a sua empresa.
O processo empreendedor inicia-se com a decisão de se tornar empresário, seguido do processo de identificação das oportunidades. Assim, define-se o ramo de atividade a ser seguido. A partir daí, o empreendedor deve fazer o plano de negócios da sua empresa, ferramenta que irá ajudá-lo a analisar as potencialidades do seu negócio, verificando a viabilidade e a probabilidade de sucesso. É muito importante que o empreendedor conheça os principais tipos de empresas existentes e as diferenças entre elas, para que possa estar consciente da escolha feita quanto à natureza jurídica e seus efeitos.
O presente trabalho norteia o empreendedorismo aplicado à engenharia civil, mais especificadamente neste contexto atual de globalização e desenvolvimento em que