Empreender Requer Dedica O E
Ramo de atividade
Mercado consumidor
Fornecedor e concorrente
Produtos e serviços que serão comercializados
Localização da empresa
Processo operacional
Volume de produção
Análise financeira
O Plano de Negócio é um documento de planejamento capaz de demonstrar a viabilidade de um empreendimento a partir da estratégia, do mercado, das operações e da gestão financeira. A partir das informações disponibilizadas, ele ajuda a definir o que é ou o que pretende ser a empresa.
Para que serve um Plano de Negócio
Organizar as ideias para iniciar um novo empreendimento
Orientar a expansão de empresas já em atividade
Apoiar a gestão do negócio seja em seus números ou estratégias
Facilitar a comunicação entre sócios, empregados, clientes, investidores, fornecedores e parceiros.
Captar recursos seja financeiros, humanos ou parcerias.
Formas de utilização
Como instrumento de planejamento - Avalia o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional. Assim, é possível ter uma noção prévia do funcionamento da empresa.
Como instrumento de diagnóstico - Avalia a evolução da empresa para cada aspecto definido no plano. Assim, é possível efetuar um acompanhamento comparativo entre o previsto e o que vem sendo realizado, tomando medidas para corrigir desvios.
Como ferramenta de financiamento - Facilita a obtenção de capital de terceiros (sócios ou agentes financeiros) quando o capital próprio não é suficiente para cobrir os investimentos.
A organização das informações relativas ao negócio é extremamente dinâmica e as etapas do Plano de Negócio podem ser revistas a qualquer momento, de forma interativa.
Não há regra definida ou metodologia única para o desenvolvimento do plano, mas o planejamento das atividades que serão desenvolvidas e a definição de tarefas, responsáveis, prazos e resultados almejados contribui para