Conceitos de empreendedorismo
Nildo Prá
Profº Martin Klaus May
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnólogo em Gestão Comercial – GCO0040
19/06/2012
RESUMO
Empreender com sucesso significa ser capaz de desenvolver um potencial de aprendizado e criatividade, junto com a capacidade de implementa-lo em velocidade maior que o ritmo das mudanças no mercado. Todos nascemos com potencial empreendedor, que pode ser estimulado ou inibido pelas relações estabelecidas pelo individuo. Existem muitas definições para empreendedorismo, mas a grande maioria converge no mesmo ponto, a inovação, aliada a força de vontade, e a grande busca de resultados.
Palavras-Chave: Criatividade. Oportunidade. Iniciativa. Riscos.
1 INTRODUÇÃO
Empreender é acreditar que é possível realizar seu próprio sonho, entendendo-se capaz de alterar o ambiente em que está inserido, é fazer algo diferente, planejar-se diante aos fatos, implementar ideias, atrair oportunidades e assumir riscos.
Muitas pessoas tem pensado no empreendedorismo o caminho para o sucesso, por estar relacionado à busca da auto realização.
Empreendedorismo é fator propulsor do desenvolvimento econômico e social de uma nação. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.
Nesse trabalho irei apenas abordar o empreendedorismo de forma conceitual. O leitor poderá se aprofundar no tema com a leitura das obras referenciadas.
2 ASPÉCTOS DO EMPREENDEDOR
O empreendedor bem-sucedido torna-se referência pela ousadia, criatividade, inovação e persistência. Tem iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
O bom empreendedor deve reconhecer suas limitações e saber montar uma equipe de gestão que leve a