Conceito De Empreendedorismo
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. Dornellas (2001)
No inicio do século XX, a palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Já em 1967 com K. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. Drucker (1974)
A palavra empreendedorismo se origina do termo francês “entrepeneur” que significa fazer algo ou empreender.
Para Drucker (1974) empreendedorismo é: prática; visão de mercado; evolução, e diz ainda que o:
trabalho específico do empreendedorismo numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje serem capazes de fazer o futuro, transformando-se em um negócio diferente” [...]Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte. É uma prática.(DRUKER,1974:p25 )
Analisando as raízes do empreendedorismo, Dornellas (2001) fez um levantamento histórico e identificou que a primeira definição de empreendedorismo foi definida por Marco Polo, sendo o empreendedor aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e o capitalista assume os riscos de forma passiva.
O empreendedorismo na pratica costuma ser definido como o processo onde as pessoas iniciam e desenvolvem seus negócios. Já na definição de Dolabela (1999),“empreendedorismo envolve qualquer forma de inovação que tenha uma relação com a prosperidade da empresa”.
Sendo que o que se destaca dentro dessa definição é que o empreendedorismo é um fator fundamental, assim fazendo com que os negócios sobrevivam e cresçam num ambiente econômico e de mudanças, culturais, sociais e ate geográficas.
Entende-se que o empreendedorismo é um fenômeno cultural, e segundo Dolabela (1999),