ECONOMIA
Economia
Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança.
No sentido figurado, economia significa o controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade.
Inflação
A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
Política Monetária, Fiscal e Cambial
A Política Econômica é a forma por meio da qual o governo interfere na economia, visando à estabilidade e crescimento. Didaticamente, é subdividida em: - Política Fiscal - Política Monetária - Política Cambial. Política Fiscal
É a ação do Estado no que se refere às receitas e despesas do governo.
A Política Fiscal pode ser Restritiva ou Expansiva. Uma política restritiva reduz a quantidade de moeda em circulação, enquanto a política expansiva aumenta a liquidez da Economia. Para praticar a política fiscal, o governo conta com instrumentos: - alíquotas de impostos - gastos públicos - concessão de subsídios - transferências financeira.
Política Monetária
É o conjunto de medidas adotadas pelo governo para adequar a quantidade de moeda em circulação às necessidades da Economia. São instrumentos de Política Monetária: - Depósito Compulsório - Empréstimos de Liquidez ou Redesconto - Operações de Mercado Aberto ou “Open Market. Política Cambial É a administração da taxa de câmbio para garantir o funcionamento regular do mercado. O gestor da política cambial é o BACEN que atua nas transações entre o Brasil e o exterior.
PIB (Produto Interno Bruto).
IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)
IPC (Índice de Preços ao Consumidor).
IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado)
INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)
Ministério da Fazenda
A Secretaria da Fazenda é o ministério responsável pelas diretrizes econômicas.