Projeto De Pesquisa Tiago
CENTRO DE HUMANIDADES OSMAR DE AQUINO
Curso de História
Comparando os primórdios conceituais e as características da classe trabalhadora no século XIX e XXI
Francielly Morgana Trindade Silva
Guarabira
Fevereiro de 2014
Comparando os primórdios conceituais e as características da classe trabalhadora no século XIX e XXI
Francielly Morgana Trindade Silva
Projeto de Pesquisa apresentado ao Departamento de História do Centro de Humanidades Osmar de Aquino – UEPB Campus III, como requisito para conclusão de curso de Graduação de Licenciatura Plena em História.
Guarabira
Fevereiro de 2014
INTRODUÇÃO
Para comparar os primórdios conceituais e as características da classe trabalhadora no século XIX e XXI, é necessário compreender ambos estão enraizados em esferas diferentes do processo social de produção. Contudo esses conceitos e características deram seguimento a estrutura atual da classe trabalhadora. No capitalismo, o trabalho depende do capital para o desenvolvimento das forças produtivas. O trabalho encontra-se fragmentado na produção devido à divisão social e técnica.
Com base nas transformações do trabalho, serão apresentados os preceitos que deram origem aos conceitos e características da classe trabalhadora no século XIX e que permeiam no século XXI.
Quais foram os conceitos e características no século XIX que formaram a classe trabalhadora? Esses conceitos e padrões continuam a existir no século XXI? Sofreram alguma transformação? Estas questões serão respondidas no desenrolar do projeto.
JUSTIFICATIVA
A relevância desta pesquisa esta em conhecer o grau de conhecimento entre os acadêmicos do Centro de Humanidades Osmar de Aquino acerca da História do Trabalho, como estas se sucederam no século XIX e quais características se fazem presentes no século XXI. Neste sentido o projeto de pesquisa que ora vos apresento procura trazer um panorama das