Trabsi
480 palavras
2 páginas
Estruturas de sistemas de informação * Dados - São informações coletas de algo geralmente de problemas, para ser estudado e usa-lo em futuras analises . Eles ser de coletados por um pessoa ou um sistema e depois contabilizado para ser estudados, como isso quem utiliza esses dados tem um base maior para pode resolver algum problema. Por exemplo: em uma linha de ônibus ha superlotação de passageiros em certos horários e dias da semana. Um analista usa esses dados (pessoas, dias da semana e a horas) e transforma em uma informação em seguida usa as informações obtidos por sua pesquisa e assim consegue tomar uma decisão sobre o problema com uma base melhor.
* Informação - A informação precisa ter uma base solidas que são os dados. Elas pode ser de diversos tipos, como números de carros que passa em uma via ou qual a vazão de agua de uma torneira. Esses dados são estudados para não ter algum erro e assim se transforma em uma informação conclusiva. Depois de analisada essas informações pode ser usada da forma mais util.
*Conhecimento - A partir do momento em que se forma uma informação conclusiva temos a base para o conhecimento (gestão do conhecimento). A base do conhecimento se aplica em quais dados e informações são úteis para se atingir os objetivos traçados pela organização (gestão) .
O conhecimento então pode ser definido pelo conjunto de informações valiosas conceituais usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação.
Sendo ele de nível humano acaba sendo de difícil estruturação e de difícil captura das maquinas.
Lembrando que o conhecimento só é valido se compartilhando como Sócrates ( 469 a.C. ou 470 a.C.) resume em uma frase:
"O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar."
*Sabedoria - Sabedoria ou sapiência (grego Σοφία, “sofía”): É o que detém o “sábio”. É o dom que permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar nos diferentes