TRABALHO CENARIOS ECONOMICOS E TENDENCIA
Trabalho Disciplina – Cenários Econômicos e Tendências
Professor: Alivinio Almeida
Aluno: Catarina Furtado de Mendonça Tokatjian
1. INTRODUÇÃO
O trabalho abaixo apresenta o Exército Brasileiro no cenário de construção de obras militares, descrevendo cenário econômico de médio prazo (até dezembro de 2015). Serão considerados os aspectos microeconômicos inerentes e a influência das tendências dos aspectos macroeconômicos discutidos em aula.
2. A EMPRESA
O Exército Brasileiro (EB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres, e, no interno, contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.
O Exército Brasileiro, desde a sua origem nos campos históricos dos Guararapes, em 1648, vem participando da construção do Brasil. As palavras de Moniz Barreto se referem de forma poética, mas irrefutável, às especificidades daqueles que abraçam a carreira das armas.
As dimensões continentais do Brasil, a sua representatividade no cenário mundial, as pendências e os contenciosos que envolvem até mesmo os países mais desenvolvidos denotam que a sobrevivência das nações depende, fundamentalmente, da capacidade de suas Forças Armadas sustentarem as decisões estratégicas do Estado, bem como de atuarem contra ameaças à sua integridade política.
Em tempos de paz, as tropas do Exército estão continuamente preparando-se para atuar em situações de conflito ou guerra. Além disso, são empregadas para a defesa da faixa de fronteira (tarefa conjunta com a força aérea) e para levar alimentos e serviços médicos a pontos isolados do território, participação e coordenação de campanhas sociais e pesquisas científicas e garantir a democracia brasileira,