Empreendedorismo
1.1 - INTRODUÇÃO Sonhar é preciso, mas neste caso, o sonho deverá ser transformado em uma atividade rentável. Embora fundamentais, não bastam a força de vontade e a intuição. É necessário ao futuro empreendedor ter em mente que ele é um administrador, para basicamente, manter e fazer progredir um negócio, de maneira organizada e planejada. O planejamento de um empreendimento pode ser dividido em 4 etapas básicas: • • • descobrir uma necessidade (identificação da oportunidade) gerar produtos ou serviços para satisfazê-la organizar materiais, equipamentos e pessoas para produzir tais produtos/serviços • comercializá-los Mas que necessidade é esta? A quem ela pertence? Sem dúvida, é para o cliente que se estrutura um empreendimento. Assim, ao montar um negócio, será fundamental refletir e pesquisar muito para encontrar o ponto de equilíbrio entre as necessidades do mercado e aquilo que se deseja e gostaria de fazer. Mas será que ao encontrar uma atividade com a qual se identifica e confirmar que há espaço no mercado para implantar a idéia, tudo estará resolvido?
1
Não é tão fácil... A próxima etapa será conquistar esse espaço e se manter no mercado. Atualmente, para sobreviver, é necessário ainda que o empreendedor absorva algumas práticas cada vez mais comuns em grandes empresas, como a Governança Corporativa e a Gestão pela Qualidade.
1.2 – FORMULAÇÃO DO OBJETIVO O objetivo deste trabalho é mostrar a realidade do empreendedor brasileiro e apresentar algumas práticas que o farão se diferenciar no mercado.
1.3 – IMPORTÂNCIA Uma das principais aplicações para esse estudo é o
esclarecimento que o tema dará ao leitor para um assunto tão antigo, como será visto no decorrer desse trabalho, mas também tão novo, por ser pouco explorado pela sociedade, e num menor ângulo no país, na empresa e no lar.
1.4 – DELIMITAÇÃO DO ESTUDO Obviamente não se tem a pretensão de esgotar e nem finalizar o tema deste estudo. Porém, serão apresentados os