Temperabilidade
O seguinte trabalho tem como objetivo esclarecer o que é temperabilidade e qual é a sua importância, além de falar sobre como saber qual é a temperabilidade de um certo material.
Sumário
1 DEFINIÇÃO 2
2 FATORES QUE INFLUENCIAM A TEMPERABILIDADE 2
3 MEDIDAS DE TEMPERABILIDADE 7
4 RELAÇÃO ENTRE OS ENSAIOS 11
5 IMPORTÂNCIA DA TEMPERABILIDADE 11
BIBLIOGRAFRIA 11
TEMPERABILIDADE
1 Definição
No dicionário, temperabilidade é definida como qualidade de ser temperável. É um substantivo feminino, derivado das palavras temperável e dade.
Já a literatura define temperabilidade de uma forma mais técnica e específica da área de termodinâmica. Então, tem-se que a temperabilidade é a suscetibilidade de um aço a desenvolver uma estrutura martensítica. Ela é medida pela profundidade (penetração) de têmpera, sendo que uma peça é considerada temperada quando a microestrutura de seu núcleo contiver quantidade de martensita igual ou superior a 50%.
É neste contexto que a temperabilidade é normalmente entendida no estudo de aços-ferramenta. Há, no entanto, autores que alargam o conceito de temperabilidade à capacidade de endurecer um aço através de um arrefecimento partindo do domínio austenítico, neste caso as microestruturas finais visadas podem ser, tanto bainita quanto perlita fina.
2 Fatores que Influenciam a Temperabilidade
A temperabilidade pode ser afetada por vários fatores, entre os quais, composição química, tamanho de grão austenítico, homogeneidade da austenita e temperatura de austenitização.
Estes parâmetros citados deslocam as curvas TTT, e o aço se tornaria tanto mais temperável, quanto mais a direita esta curva estiver.
2.1 Tamanho do Grão
Os produtos de transformação (ferrita, perlita e bainita) nucleiam nos contornos de grão austenítico, sendo que o número é proporcional ao tamanho do grão.
A granulação fina oferece uma maior quantidade de contornos do que a granulação grosseira. Assim, em um aço de grão fino (ASTM 7),