Temperabilidade
LABORATÓRIO DE CIENCIAS DOS MATERIAIS
Prof. Aron José P. de Andrade
Dawis de Lana Costenaro | RA 201013189 | Daniel Rocha de Lima | RA 201004998 | Fellipe Martins da Silva | RA 201013043 |
São Paulo, 21 de março de 2012.
ÍNDICE:
1.
INTRODUÇÃO
O ensaio de tração consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova especifico até a ruptura. Trata-se de um ensaio amplamente utilizado na indústria de componentes mecânicos, devido às vantagens de fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais.
2. OBJETIVOS
O objetivo principal da realização do ensaio de tração neste caso particular foi meramente didático, ou seja, foi criada uma situação semelhante ao que acontece nos laboratórios das empresas, sendo assim o aluno tem a oportunidade de se familiarizar com os procedimentos referentes ao processo. Isto inclui a parte prática do processo e também a parte teórica que envolve desde o desenvolvimento de cálculos até a conclusão técnica.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
4.1. Maquina universal de tração e compressão 4.2. Massas para ajustar as duas faixas de força aplicada pela maquina universal de tração 4.3. Caneta para registro do gráfico característico do corpo de prova ensaiado 4.4. Paquímetro 4.5. 2 Folhas de papel milimetrado 4.6. 5 corpos de prova (*)
Aço 1020 - normalizado
Aço 1045 - normalizado
Aço liga 4140
Aço inox 304
Aço 1045 – temperado e normalizado
(*) Todos os corpos de prova foram trefilados
4. PROCEDIMENTOS
Para a realização do ensaio de tração no laboratório de Ciência dos materiais seguimos algumas etapas que serão descritas a seguir:
Após separados e preparados os devidos corpos de prova, iniciou-se a preparação da máquina de ensaio (parametrização), que consiste na definição do disco e do pêndulo que variam em função da carga desejada. Foi colocado e ajustado o papel