Empreendedorismo
Tema
Projeto Nações Esperança
Foco ou Objetivo
Contribuir para a retirada da população de rua do quadro de vulnerabilidade social no entorno da Praça das Nações, em Bonsucesso, através de ações empreendedoras, educativas e profissionalizantes.
Este projeto é pioneiro na região, no campo de inovação social, trabalho e apoio aos empreendedores sociais – pessoas com ideias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social.
Graças ao rigoroso e qualificado processo de seleção voltado para a busca permanente por inovação, o projeto recruta e seleciona empreendedores sociais entre os próprios alunos dos diversos cursos da UNISUAM.
O objetivo é fazer com que as principais vítimas dos delitos causados pelos vulneráveis sociais integrem-se ao projeto, fazendo-os participar na busca de soluções dos principais problemas. Estes empreendedores atuam sem fins lucrativos, porém, as horas em que participam do projeto são contabilizadas como horas para estágio e/ou atividades complementares.
Cenário, Diagnóstico ou Justificativa
Observado o entorno do bairro de Bonsucesso, constatou-se o crescente aumento do número de moradores de rua, usuários de drogas e crianças esmolantes, que utilizam os arredores da Praça das Nações para pedir dinheiro. Tal fato tem implicado na ocorrência de delitos, como roubos e furtos. Entre as principais vítimas estão os alunos da UNISUAM.
Em 2009, o número de ocorrências registradas na 21° DP foi de 360, quase uma vítima por dia (registrada) durante todo o ano.
Em 2010, o número de ocorrências aumentou para 382.
Em 2011, apenas no primeiro trimestre, o número de ocorrências registradas já chega a 107. No final de 2011 estima-se que o número de ocorrências seja de 428.
De dia o bairro é bastante movimentado já que o amplo comércio atrai um alto fluxo de pessoas que buscam satisfazer seus desejos e necessidades.
Na parte da