Produção de Corrente Alternada
A corrente alternada é produzida através de elementos naturais como represar rios para construir Hidrelétricas, Captação de ventos para produzir Eólica, Filtração de luz Solar, reciclagem de lixo orgânico e etc. Através de um Dínamo ou um Gerador. A principal característica da corrente alternada é o fato de ela mudar de sentido periodicamente, em um movimento de vai e vem continuo, o que a difere da corrente continua que tem apenas um sentido e modos de produção e distribuição muito diferentes da alternada.
Distribuição de corrente alternada.
Corrente alternada é muito complexa para ser distribuída, e depende de maquinas como motores, transformadores, isoladores, amplificadores, filtros entre outros equipamentos. E ela se diferencia da corrente continua nos valores de energia ou tensão elétrica produzida, enquanto a corrente continua tem suas limitações na produção, a corrente alternada é produzida na ordem de milhares de voltz. E assim, é possível levar energia e distribuí-la para milhares de pessoas simultaneamente. A corrente alternada também pode ser distribuída por milhares de quilômetros, podendo ser utilizados amplificadores nas subestações para ligar bairros, cidades e estados.
Diferença entre 110v e 220v.
A única diferença entre as voltagens está relacionada ao dimensionamento dos componentes da instalação elétrica, já que usar tensão de 220V permite que os fios que vão transportar a energia sejam de bitola menor, isto é, mais finos do que os usados para 110V.
De certa forma, mas não muito significativa, fazer a instalação em 220V sairia um pouco mais barato, porque os fios seriam mais baratos e a mão de obra mais fácil. As diferentes voltagens tiveram origem no começo da implantação da energia elétrica no Brasil, no início do século 20, quando sofremos a influência de empresas dos EUA e da Europa. As norte-americanas usavam a voltagem 110 e as