Fundamentos da Educação - A Modernidade e seus avanços Pedagógicos
Nosso intuito, nesta atividade, é estimular sua reflexão sobre os objetivos propostos para a escola ao longo da Idade Moderna que, em seu final, se caracterizou pelo progresso técnico-científico, pelo uso da razão e pelo fortalecimento dos Estados.
Sendo assim, explique quais eram os objetivos da escola na modernidade e porque estes estavam em oposição. Tenha como referência o protagonismo dos Estados na organização da educação formal e o que é necessário para efetivar a formação subjetiva do indivíduo.
Sua atividade deverá conter, no máximo, uma lauda. Disponibilize-a no Portfólio.
Pontuação
A MODERNIDADE E SEUS AVANÇOS PEDAGÓGICOS
A modernidade fora fruto de uma revolução multifacetal, as múltiplas transformações da época se explicam pela ascensão da burguesia e pela criação do Estado Nacional, este regia todos os âmbitos da sociedade, inclusive a educação. A educação da modernidade passou por diversas mudanças em relação ao período anterior; agora, esta tinha interesses enciclopédicos, buscava o aperfeiçoamento da arte da oratória e para alcançar esse resultado utilizava a leitura e a escrita. Outra preocupação era também a formação humana do individuo e o ato de despertar e cultivar suas virtudes morais e cívicas. Entretanto, fica em evidência, o paradoxo de que o Estado defende uma educação que abarque as necessidades individuais e a formação particular do individuo, mas vinha oferecendo aos cidadãos uma educação padronizada que abrange mais os interesses nacionais que particulares. A instauração da modernidade e consequentemente de todas as mudanças que essa propiciou, trouxeram à educação novos objetivos e até mesmo novas formas de se alcançar objetivos que já não eram tão novos assim, tornando presente nesse período problemas que inviabilizaram o êxito total desses objetivos, todavia, observa-se que os avanços pedagógicos da época foram aproveitados quase que integralmente até pouco tempo, e muitas das