Empreendedorismo
R: Através do estudo do empreendedorismo tomamos conhecimento de que a vida escolar não se resume a obter um diploma que possa garantir a colocação em algum emprego futuro. A garantia de colocação no mercado de trabalho depende de uma série de circunstâncias, de coincidências e de atitudes como competência profissional, capacidade de relacionamento e comprometimento individual. Estudar empreendedorismo permite descobrir a diferença que existe entre empreendedor e empresário e aprender que nem todo empreendedor é empresário, mas todo empresário, para ter sucesso, necessita ser empreendedor. Para ter sucesso como empregado, toda pessoa precisa se tornar um empreendedor de maneira a transformar as dificuldades do caminho em possibilidades de promoções e crescimento pessoal sendo uma dessas maneiras, procurar se tornar indispensável dentro da estrutura organizacional em que esteja inserido.
A motivação que veem levando as pessoas a discutirem sobre o assunto é o fato de que o empreendedor não fica esperando que os outros (o governo, o empregador, o parente, etc.) venham resolver seus problemas. O empreendedor é uma pessoa que gosta de começar coisas novas, iniciá-las. A iniciativa, enfim, é a capacidade daquele que, tendo um problema qualquer, age partindo assim para a solução.
2 – O que é empreendedorismo? O que é ser um empreendedor? Dê um exemplo de um empreendedor que você conhece. Porque você considera essa pessoa empreendedora? Das características do empreendedor listadas no texto, quais essa pessoa possui?
R: “Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto levam à transformação de ideias em oportunidades.” – sendo assim o empreendedorismo nada mais é do que a ação de inovar, o processo de criar um novo negócio através de apenas um projeto, ou de transformar algo já existente em algo melhor. Já o empreendedor “é aquele que destrói a