Empreendedorismo
Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização.
O empreendedorismo busca estimular o desenvolvimento como um todo e o desenvolvimento local, apoiando a pequena empresa, ampliando a base tecnológica, criando empregos, evitando armadilhas no mercado.
O espírito empreendedor tem como foco a valorização da oportunidade e da superação de obstáculos, conectando teoria com a prática, introduzindo a educação para o empreendedorismo através das atividades extracurriculares. O termo empreendedor passou a ser utilizado no começo do século XVI pelos coordenadores de operações militares.
No início dos anos 1970, estudiosos afirmaram que um empreendedor deveria assumir riscos para poder obter sucesso em um empreendimento.
O PERFIL DO EMPREENDEDOR
Empreendedores são pessoas que tem a habilidades de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientados para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos.
Traçar metas, atualizar conhecimentos, ser inteligente do ponto de vista emocional, conhecer teorias de administração, de qualidade e gestão, são mudanças decorrentes da globalização e da revolução da informação.
O empreendedor deve focalizar o aprendizado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, e com isso, ser capaz de tomar a decisão certa frente à concorrência existente. Novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização com responsabilidade, competência e autonomia.
O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e dá o primeiro passo.
Algumas qualidades pessoais de um empreendedor:
1. Busca de oportunidades:
Um