relatorio projecoes graficas
Nome: Leonardo Pinheiro Buri dos Reis
Matéria: Física Experimental I
Data: 15/04/2014
Profº: Roberto Magnago
Prática I: Medidas Diretas e Propagação de erros
Introdução:
A importância de se medir as grandezas físicas baseia-se no desenvolvimento de uma unidade para a realização de medições, a qual é definida como exatamente 1,0. E desta unidade, define-se padrões tais quais são referências para serem comparados com outros exemplos de grandezas. Para que haja as medições é necessário que se defina um padrão, e que utilizado métodos para que as medidas possam ser expressas em termos. Estas grandezas obtidas tem que ser invariáveis tendo em vista a utilização por todos. Algumas dessas grandezas foram definidas como: comprimento, massa e tempo, que são consideradas grandezas fundamentais tais quais possuem as respectivas unidades de medida e termos padrões.
Em decorrência de várias tentativas para medir-se determinada grandeza, nota-se que nem sempre os resultados obtidos nem sempre são os mesmos, o que revela que definir uma medida exata é praticamente impossível, proveniente de erros no momento das medições. Para minimizar tais diferenças foram desenvolvidos mecanismos que são usados para que se chegue a um valor mais aproximado da medida que se deseja obter, são eles o valor médio, o desvio de uma medida, o desvio médio entre diversas medidas, desvio percentual, entre outros.
Desenvolvimento Teórico: Para que haja o sucesso no experimento é necessário que haja a compreensão das grandezas físicas relacionadas para a realização e interpretação das medições.
Materiais Utilizados: Os materiais utilizados foram:
. Esfera de aço;
. Paquímetro;
. Régua;
. Balança.
Desenvolvimento do Experimento:
Foram realizadas 10 medições do diâmetro(d) da esfera com o paquímetro e com a régua. Após anotadas as medidas, a esfera foi pesada e notou-se que possui massa com o valor de