Atps - computação gráfica
ATPS: Computação Gráfica
Etapa I e II
Hellen Vanessa de Lazari Cunha R.A.:0993000599
Indaiatuba
2012
Relatório 1: Sistema Visual
O olho humano permite ver e entender os diversos elementos do ambiente.
Para a maioria dos animais a visão é apenas um elemento de sobrevivência, mas para o homem é também um instrumento de desenvolvimento do pensamento e de comunicação na vida em sociedade.
O sistema visual consiste do olho, que transforma a luz em um sinal (neuronal), dos nervos óticos, que transportam esse sinal, e do celebro que processa os sinais neuronais e extrai as informações necessárias.
O olho humano é aproximadamente esférico com diâmetro em torno de 2,5 cm, e peso de 7 g.
O olho pode ser considerado como um dispositivo que captura a luz e a focaliza em uma superfície de fundo (retina).
Tem uma estrutura complexa formado por diversos elementos, como pode ser visto no esquema acima.
A córnea, localizada na parte frontal do olho, é o elemento que mantém o contato com o mundo externo. Consiste de uma membrana firme e transparente, cuja principal função é refratar a luz. O seu formato abaulado age convergindo a luz, como uma lente de câmera fotográfica.
O globo ocular divide-se em duas câmaras, separadas pela íris.
Atrás da córnea, a câmaras frontais contém o humor aquoso, o qual é um líquido claro.
Atrás da córnea e do humor aquoso, nós podemos ver a Iris. A cor da Iris determina a cor dos olhos. Quando nós dizemos que uma pessoa tem olhos azuis, nós queremos dizer que tem Iris azul. Isso é quando nos referimos a cor dos olhos de uma pessoa, estamos falando da cor de sua Iris. As cores e os padrões da Iris humano não se repetem entre as pessoas, são tão únicas quanto às impressões digitais.
Modificando o seu tamanho, a pupila, o pequeno orifício redondo no centro da Iris, controla a quantidade de luz que entra no olho.
O diâmetro da pupila está entre 1.5 mm a 8 mm , com o menor diâmetro