Ecologia
Defina e compare os termos habitat e nicho ecológico de um organismo.
Discuta a seguinte afirmação: “Um leigo pode descrever a Antártida como um ambiente extremo, mas um ecólogo jamais deveria proceder assim.”
Por que a maioria do oceano aberto é efetivamente um “deserto marinho”?
Discuta as razões pelas quais a composição de comunidade de espécies muda conforme se move (1) montanha acima e (2) plataforma continental abaixo.
Explique as possíveis diferenças na forma como as plantas e animais adquirem a energia necessária para realizar as suas funções vitais.
Descreva como a água muda o seu conteúdo mineral à medida que se move da atmosfera até a superfície terrestre e, finalmente, aos corpos d´água (p.ex.: lagos e mares).
Descreva os custos e benefícios associados aos diferentes produtos nitrogenados (p.ex.: amônia, ureia e acido úrico) excretados por peixes, mamíferos e aves.
Os peixes marinhos e de água doce estão adaptados aos seus respectivos ambientes, portanto descreva o que aconteceria se eles não conseguissem controlar o movimento de sal e água através de suas superfícies externas.
Cite e descreva as rotas fotossintéticas exibidas pelas diferentes espécies de plantas distribuídas pelo globo terrestre.
Descreva os custos e benefícios que a abertura dos estômatos podem acarretar as espécies de plantas.
Cite cinco exemplos de adaptações que permitem as plantas sobreviverem em ambientes quentes e áridos.
Explique por que um lagarto necessita tomar “banho de sol”.
Explique as possíveis consequências do aquecimento global em relação aos diferentes biomas terrestres.
Algumas espécies de beija-flor apresentam o estado de “torpor”. Explique por que tal estado é uma adaptação particularmente boa para os animais endotérmicos que apresentam tamanho corporal